The Massive

por Brian Wood | Kristian Donaldson – Dark Horse Comics 

É a estória pós-apocalíptica de um grupo de ativistas ecológicos pacifistas, que luta para salvar o que restou da natureza em um mundo destruído por enormes fenômenos naturais.

A primeira parte, que consiste em três edições, é focada na apresentação de três personagens principais que são bastante distintos mas unidos na vontade de proteger o pouco de natureza que resta no mundo. Eles também estão o tempo todo tentando entender a nova ordem mundial, onde as sociedades foram completamente alteradas. Na segunda edição, por exemplo, ele visitam Hong Kong, que após ser completamente engolida pelo mar, foi reconstruída com os destroços que sobraram.

As três primeiras edições mostram a luta e a dificuldade deles para localizar a principal embarcação da frota, chamada The Massive e sua luta para sobreviver aos ataques de piratas e terroristas.

Brian Wood conduz uma narrativa tensa, alterando flashbacks dos personagens e páginas inteiras descrevendo como uma cadeia de fenômenos naturais destruíram a sociedade em que vivemos. Mas o que realmente me chamou a atenção foi a arte de Kristian Donaldson, uma arte elegante e detalhada que ficou ainda mais valorizada com as cores de Dave Stewart, cujo belo trabalho conheci em Daytripper de Fabio Moon e Gabriel Bá.

Cabe destacar as belíssimas capas alternativas que enfeitam este post feitas por Rafael Grampá.

Termino com a última frase do review 5 estrelas do Comic Book Resources:

“The Massive” is everything readers have come to expect from Wood: provocative, original, and fiercely intelligent in both conception and execution. Don’t you dare miss it.”