The Creep

The Creep #04

por John Arcudi e Jonathan Case – Dark Horse Comics.

The Creep, uma ótima hq de mistério com clima noir, possui um dos melhores personagens criados nos últimos tempos nos quadrinhos.

Oxel Karnhus é um solitário detetive particular que sofre de uma doença chamada acromegalia, ele é grande, meio desajeitado e seu rosto é deformado, possuindo um maxilar extremamente avantajado. Ele foi baseado na figura no ator Rondo Hatton que também tinha acromegalia e que fez o papel de um personagem chamado The Creeper no filme The Brute Man (O Bruto) de 1946.

A estória gira em torno do suicídio, ignorado pela polícia, de dois amigos adolescentes. Oxel se vê envolvido diretamente pois um dos jovens é filho de Stephanie, um antigo caso dos tempos de faculdade, tempo este em que ele ainda não havia desenvolvido a doença. Em The Creep os mistérios vão aos poucos se revelando junto com os problemas internos de Oxel e seu caso mal resolvido com Stephanie.

Oxel e o The Creeper (Rondo Hatton)

Oxel e o The Creeper
(Rondo Hatton)

O escritor John Arcudi e o desenhista Jonathan Case conseguem transmitir com maestria, toda carga emocional do detetive. Eles transformam Oxel em um detetive esperto mas com sérios problemas emocionais, decorrentes (as vezes não) de sua doença. Um homem solitário e bondoso (apesar a sua aparência assustadora), que se entope de remédios devido a fortes dores de cabeça, ligeiramente alcoólatra e que só se envolve com prostitutas.

The Creep é uma HQ pesada e meio depressiva onde se destaca o personagem principal e não os acontecimentos ao seu redor. Não há como não se envolver emocionalmente com Oxel.

Cabe ressaltar que antes da edição número #1, foi lançada a número #0 cuja leitura é extremamente importante para o desenvolvimento, tanto dos personagens quanto da estória.

Para saber mais:

http://www.comicbookresources.com/?page=article&id=38464
http://www.darkhorse.com/Search/the+creep
http://www.ign.com/articles/2012/08/09/the-creep-0-review
http://en.wikipedia.org/wiki/John_Arcudi